Dia Mundial de Ação de Graças - 23/11/2017

"Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".

I Tessalonicenses 5.18.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é um grande feriado. É sempre comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Foi comemorado pela primeira vez em 1621 quando um pequeno grupo de crentes (chamados puritanos) comemoraram sua sobrevivência. Eles tinham saído da Inglaterra porque lá era proibido cultuar a Deus livremente. Quando eles chegaram aos Estados Unidos em 1620, eles não tinham nada e quase morreram de fome e frio. Eram 102 pessoas. Morreram 46. Com a ajuda dos índios, os outros 56 conseguiram sobreviver durante o primeiro ano no novo país.  Após a colheita se reuniram para comer e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria. A  festa durou três dias. Assim sendo. como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares.

Contudo um relatório das Nações Unidas, divulgado em março de 2004, declarou que, no mundo, existem mais de 800 milhões de pessoas que passam fome. Diariamente cinco mil pessoas morrem de inanição. A cada ano, seis milhões de crianças de até cinco anos são vítimas diretamente da fome ou de doenças por esta provocadas. O mais vergonhoso é que isto não acontece por falta de alimentos. No ano passado a produção mundial de cereais chegou a 1,83 bilhões de toneladas - o que equivale a 300 quilos por habitante/ano, ou quase um quilo por dia para cada um dos 7 bilhões de habitantes do planeta. O problema está na repartição. Temos riqueza e alimento em quantidade maior do que o necessário para que todos possam comer e viver dignamente. Mas, como dizia Gandhi: “ a riqueza da terra é suficiente para todos, mas não para saciar a ganância dos poucos que dominam o mundo”.

A maioria das pessoas celebra o dia de Ação de Graças com a família e amigos para um banquete. Em muitas comunidades as igrejas são decoradas com frutas, flores e plantas. Pergunto: e o que estamos fazendo para celebrar esse dia com o nosso próximo que não tem casa, família, alimento?

Enfim, é bom que tenhamos um dia de Ação de Graças e que ele possa ser um momento de gratidão por toda a criação, pelas belezas da natureza, por todos os talentos presenteados à humanidade e principalmente pela ação do repartir que estaremos realizando durante todos os momentos de nossa vida.

Que cada um de nós, possamos agradecer pela dádiva da vida. Que possamos agradecer a Deus pela saúde, o amor, a pátria, o trabalho, a família. Que reconheçamos a bondade de Deus e com hinos, cantos, orações, contemplação e principalmente AÇÃO, possamos transformar a sociedade na qual estamos vivendo. 

Mensagens dos Pastores

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” - Filipenses 4,4

Leia mais

 

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” - Tiago 5,13
Leia mais