IMPORTANDO-SE E COMPADECENDO-SE! - 12/08/2018

“...Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!” - Lucas 7:13

Todos os dias recebemos noticias de tragédias. Nelas, os mortos são apenas dados estatísticos e o sofrimento alheio já não nos comove mais. O desinteresse é tanto que há negligencia até mesmo dos hospitais, locais onde a dor deveria ser amenizada. Nesta semana que se passou, soube pela televisão do caso de de uma senhora idosa que faleceu por causa do descaso dos atendentes de um hospital (atendente, enfermeira e médica). Ou seja, pessoas que não se preocupam com as pessoas que passam pelo seu caminho, mesmo que seja o seu trabalho e a sua obrigação.

Quando esteve na terra, Jesus mostrou o que esperava de seus seguidores. Ele não via as pessoas como um numero ou um objeto, mas como alvos de toda a sua atenção e amor. O texto do evangelho de Lucas capítulo 7, versículos 11 a 17, nos mostra isso. Alguns diriam que era só mais um enterro, mas Cristo sentiu a dor daquela mulher sem família e sem perspectivas. O que seria dela após a morte daquele que a sustentava? Ele a consolou e fez com que o jovem voltasse a viver.

Sabemos que não conseguiremos evitar a maior parte das tragédias e nem sair por aí ressuscitando as pessoas. Mas, como Jesus, podemos – e devemos – demonstrar que nos importamos. Precisamos pedir a Deus uma sensibilidade especial para perceber o sofrimento alheio. Podemos aproximar-nos e conversar, consolar, falar sobre o amor de Jesus e orar pelas pessoas. Se possível, também ajudar de alguma forma pratica. Isso não vai acabar com sua dor, mas ela será muito mais suportável quando a pessoa perceber que não é tão “invisível” quanto pensava. O sofrimento é amenizado quando alguém se importa! Muitas pessoas precisam apenas de alguém que as ouça e demonstre compaixão.

Se queremos seguir a Cristo, temos de olhar para as pessoas como Ele as vê e tratá-las como Ele as trataria. Não é por acaso que ele disse que os cristãos deveriam ser conhecidos pelo amor (João 13:35). Como você tem olhado as pessoas que estão no seu caminho? Você tem se importado e se compadecido delas e por elas? Pense nisso!

Mensagens dos Pastores

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” - Filipenses 4,4

Leia mais

 

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” - Tiago 5,13
Leia mais